IX Encontro Estadual de História
Associação Nacional de História
Seção Rio Grande do Sul - ANPUH-RS
Página inicial Inscrições Programação Área do inscrito
Fotografias: Cristina Lima. Design: Clóvis Borba.
Apresentação Cronograma Programação Inscrições Simpósios Temáticos Mini-Cursos Anais Eletrônicos (Novo!) Exposição de Pôsteres Reuniões Administrativas Comissão Organizadora Sobre a ANPUH-RS Sobre a UFRGS Sobre Porto Alegre Localização e Transportes Alimentação e Hospedagem Fale Conosco
Você está em: Página inicial / Sobre Porto Alegre

Sobre Porto Alegre

 

Antes de ser considerada cidade, Porto Alegre teve quatro nomes: Porto de Viamão (1732), Porto do Dorneles (1740), Porto dos Casais ou Porto de São Francisco dos Casais (1772) e Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre (1773). O aniversário de sua fundação é comemorado na data de 26 de março de 1772, quando um edital eclesiástico dividiu a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão em duas e criou a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. A capital da província de São Pedro do Rio Grande do Sul foi criada em 1773.


Mapa de Porto Alegre 1881 – Henrique Breton. Original no Arquivo Histórico Municipal Moysés Vellinho, Porto Alegre, Brasil. Fonte: Acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. CD-ROM Cartografia Virtual Histórico-Urbana de Porto Alegre., 2006. Cópias Digitais. Disponível em http://nuevomundo.revues.org/document3698.html.

Em 1808, o Príncipe D. João elevou-a à categoria de Vila. Pela Carta de Lei, de 14 de novembro de 1822, o Imperador D. Pedro I passou a Vila de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre à categoria de Cidade. Durante o período Brasil-Colônia e Brasil-Império, os municípios eram governados pela Câmara Municipal. Com a Proclamação da República (1889), a Câmara Municipal foi extinta, criando-se um Conselho Municipal e o Poder Executivo passou a ser exercido pelo Intendente, que dirigia "todos os serviços". Como a Intendência Municipal necessitava de uma sede própria foi construído o Paço Municipal (1891-1901), verdadeira obra de arte da arquitetura. Com a Revolução de 1930 foi nomeado o primeiro Prefeito da Capital, passando a Intendência a chamar-se Prefeitura Municipal.


 Paço Municipal. Sede da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde 1901. Foto de 1940. Copyright © 1997-2003 Ronaldo Marcos Bastos. Todos os direitos reservados. Do CD-ROM "Porto Alegre - Um Século em Fotografia". Editora da ULBRA, 1997. Disponível em www.portoimagem.com.

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, estado localizado no extremo sul do País, que faz fronteira com a Argentina e o Uruguai. Com uma população de mais de 1 milhão e 360 mil habitantes, de 25 etnias, Porto Alegre ganhou reconhecimento internacional por ter sediado, entre outros muitos eventos, o Fórum Social Mundial.

Considerada a metrópole da qualidade de vida do Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU), possui mais de um milhão de árvores em suas ruas e acumula mais de 80 prêmios e títulos que a qualificam como uma das melhores cidades brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Seus indicadores de qualidade de vida são favoráveis nos principais índices de desenvolvimento humano: saúde, saneamento básico, educação, meio ambiente e economia.


O Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul visto do restaurante panorâmico do Everest Palace Hotel. Copyright © 2001-2008 Gilberto Simon. Todos os direitos reservados. Disponível em www.portoimagem.com.

Encontre mais informações sobre Porto Alegre em www.portoalegre.rs.gov.br.

 
Dype Soluções