IX Encontro Estadual de História
Associação Nacional de História
Seção Rio Grande do Sul - ANPUH-RS
Página inicial Inscrições Programação Área do inscrito
Fotografias: Cristina Lima. Design: Clóvis Borba.
Apresentação Cronograma Programação Inscrições Simpósios Temáticos Mini-Cursos Anais Eletrônicos (Novo!) Exposição de Pôsteres Reuniões Administrativas Comissão Organizadora Sobre a ANPUH-RS Sobre a UFRGS Sobre Porto Alegre Localização e Transportes Alimentação e Hospedagem Fale Conosco
Você está em: Página inicial / Sobre a ANPUH-RS

Sobre a ANPUH-RS

 

No Rio Grande do Sul, o Núcleo Regional da ANPUH está organizado desde a década de 1980, tendo sofrido uma reestruturação em 1994. Possui em torno de 300 associados em dia espalhados por todo o Estado e é o segundo maior núcleo em número de filiados do Brasil. Parte dos seus sócios está organizada em Grupos de Trabalho que visam trabalhar temas específicos de interesse histórico e/ou profissional.

O Encontro Estadual de História é a principal das diversas atividades científicas da ANPUH no Estado. É realizado bienalmente, nos anos pares, contando com um tema central escolhido de acordo com a pertinência historiográfica e social. Constitui-se num momento privilegiado de intercâmbio entre a comunidade dos historiadores e de articulação entre os estudos e pesquisas já realizados ou em andamento. Suas últimas edições realizaram-se em: 2006 na UCS (Caxias do Sul), 2004 na UFPEL (Pelotas), 2002 na UPF (Passo Fundo), 2000 na UFRGS (Porto Alegre), 1998 na UNISINOS (São Leopoldo) e 1996 na PUCRS (Porto Alegre).

Os sócios da ANPUH com o pagamento em dia da anuidade, além de garantirem os seus direitos estatutários, recebem regularmente o Boletim Eletrônico da ANPUH/RS e as edições da Revista Brasileira de História. Também ganham descontos na compra de publicações da Coleção ANPUH-RS e inscrevem-se nos encontros regionais e nos simpósios nacionais com valores de taxas diferenciadas.

 
Dype Soluções